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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC - RIO GRANDE DO SUL - 2009)Número Original: 21Código: 12707

Verão

Grécia Obscura Intradisciplinar Grécia Arcáica
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2009
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2009
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No Período Homérico, da História Antiga da Grécia (séc. Xlla.C. — Villa. C.), já existiam formas preco- ces de cidades, comunidades agrárias, coletivistas, como apontam as pesquisas arqueológicas. Mas no Período Arcaico (séc. VIII a.C. — Vi a.C.) que as cidades-estado gregas, definidas como polis ou urbes, desenvolveram-se. Essas cidades-estado tinham como características políticas entre si e governos que representavam A) dependência — centralizados — os cidadãos livres e os monarcas hereditários B) dependência — centralizados — os deuses e as figuras mitológicas C) independência — descentralizado — os cidadãos livres 2 independência — centralizados — os monarcas hereditários e a corte E) dependência — descentralizados — os nobres, os sacerdotes e os estrangeiros


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Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Grécia Obscura - Grécia Arcáica

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Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2010)Número Original: 45Código: 3370

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Mitologia (Grécia Arcaica) Intradisciplinar Problematização das sociedades contemporâneas no pensamento filosófico e social de Deleuze.f
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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Quando Édipo nasceu, seus pais, Laio e Jocasta, os reis de Tebas, foram informados de uma profecia na qual o filho mataria o pai e se casaria com a mãe. Para evitá-la, ordenaram a um criado que matasse o menino. Porém, penalizado com a sorte de Édipo, ele o entregou a um casal de camponeses que morava longe de Tebas para que o criasse. Édipo soube da profecia quando se tornou adulto. Saiu então da casa de seus pais para evitar a tragédia. Eis que, perambulando pelos caminhos da Grécia, encontrou-se com Laio e seu séquito, que, insolentemente, ordenou que saísse da estrada. Édipo reagiu e matou todos os integrantes do grupo, sem saber que entre eles estava seu verdadeiro pai. Continuou a viagem até chegar a Tebas, dominada por uma Esfinge. Ele decifrou o enigma da Esfinge, tomou-se rei de Tebas e casou-se com a rainha, Jocasta, a mãe que desconhecia. Disponivel em: ht/hvwnycuturabras org. Acesso em: 28 ago. 2010 (adaptado) No mito Édipo Rei, são dignos de destaque os temas do destino e do determinismo. Ambos são características do mito grego e abordam a relação entre liberdade humana e providência divina. A expressão filosófica que toma como pressuposta a tese do determinismo é: O “Nasci para satisfazer a grande necessidade que eu tinha de mim mesmo.” Jean Paul Sartre © “Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser” Santo Agostinho E “Quem não tem medo da vida também não tem medo da morte.” Arthur Schopenhauer O “Não me pergunte quem sou eu e não me diga para permanecer o mesmo.” Michel Foucault & “O homem, em seu orgulho, criou a Deus a sua imagem e semelhança.” Friedrich Nietzsche


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     A     
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2(USP- SP - 2012)Número Original: 1Código: 5037

Segunda fase - Terceiro dia

Questões de identificações (Hist.) Grécia.b Diferenças e semelhanças entre a escrita épica e mitológica e a histórica na Grécia antiga .f
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Questão de Vestibular - USP 2012
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Não é possível pôr em dúvida por mais tempo, ao passar em revista o estado atual dos conhecimentos, ter havido realmente uma guerra de Troia histórica, em que uma coligação de Aqueus ou Micênios, sob um rei cuja suserania era conhecida pelos restantes, combateu o povo de Troia e os seus aliados. A magnitude e duração da luta podem ter sido exageradas pela tradição popular em tempos recentes, e os números dos participantes avaliados muito por cima nos poemas épicos. Muitos incidentes, tanto de importância primária como secundária, foram sem dúvida inventados e introduzidos na narrativa durante a sua viagem através dos séculos. Mas as provas são suficientes para demonstrar não só que a tradição da expedição contra Troia deve basear-se em fatos históricos, mas ainda que boa parte dos heróis individuais mencionados nos poemas foi tirada de personagens reais. Carl W. Blegen. Troia e os troianos. Lisboa, Verbo, 1971. Adaptado. A partir do texto acima, a) identifique ao menos um poema épico inspirado na guerra de Troia e explique seu título; b) explique uma diferença e uma semelhança entre poesia épica e história para os gregos da Antiguidade.


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3(UNESP - 2023)Número Original: 31Código: 13030634

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Grécia.b Aspectos do pensamento mitológico dos gregos antigos na apreensão da realidade .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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No pensamento grego, tudo o que é “musical” se relacio- na intimamente com o ritual, sobretudo com as festas, nas quais, evidentemente, o ritual possui sua função específica. Talvez não haja uma descrição mais lúcida das relações en- tre o ritual, a dança, a música e o jogo do que a das Leis de Platão. Os deuses, diz ele, cheios de piedade pela raça humana, condenada ao sofrimento, ordenaram que se rea- lizassem as festas de ação de graças como descanso para suas preocupações, e deram-lhes Apolo, as Musas e Dionísio como companheiros dessas festas, a fim de que essa divina comunidade festiva restabelecesse a ordem das coisas entre os homens. (Johan Huizinga. Homo ludens, 2007.) O excerto, que aborda história e pensamento na Grécia Antiga, caracteriza (A) a dimensão material dos sentimentos e das ações políti- cas dos homens, sustentada pela filosofia clássica. (B) a centralidade do mito na sociedade antiga grega e o vin- culo desse mito com manifestações de caráter público. (C) a fragilidade do politeísmo perante a lógica e a inca- pacidade desse politeísmo de mobilizar politicamente a sociedade. (D) as origens filosóficas da piedade e do sentimento de cul- pa posteriormente apropriados pelo cristianismo. (E) as matrizes religiosas da democracia grega e o reconhe- cimento por essa democracia da igualdade entre os ho- mens livres.


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4(UPE - 2020)Número Original: 39Código: 10078930

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Primeiro Dia

Grécia.b Aspectos do pensamento mitológico dos gregos antigos na apreensão da realidade .f
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Questão de Vestibular - UPE 2020
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Atente ao texto e à figura a seguir sobre o pensamento mítico: Disponível em: https:/Avww.google.com/search?q=o+pensamento+mítico&client Acesso em: jul., 2019. A Filosofia se constituiu por meio de uma passagem do mito ao logos (a razão). Antes do surgimento da Filosofia, a explicação para as questões humanas era fornecida pelos mitos. Podemos conhecer essas explicações lendo obras como Odisseia ou Ilíada, de Homero. (DIMENSTEIN, Gilberto. Dez Lições de Filosofia. São Paulo: FTD, 2008, p. 27.) Com base na figura e na citação acima, o autor ressalta o valor do pensamento mitológico para a explicação acerca das questões humanas. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que a) o pensamento mítico provém mais de regras lógicas e racionais de pouco sentido para as questões humanas. b) o mito expressa o conhecimento de que o homem é senhor de si mesmo, de que é independente do mundo conhecido. c) as explicações fornecidas pelos mitos são incoerentes e sem nenhum sentido para as questões humanas. d) o pensamento mítico compreende uma forma espontânea de o homem situar-se no mundo e na realidade vivida, dando sentido às questões humanas. e) a passagem do mito ao logos se constitui o verdadeiro sentido do pensamento mítico.


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5(UPE - 2019)Número Original: 24Código: 10006393

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Segundo Dia

Grécia.b Diferenças e semelhanças entre a escrita épica e mitológica e a histórica na Grécia antiga .f
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Questão de Vestibular - UPE 2019
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Leia o trecho abaixo: “A superação da narrativa mitológica pela HISTÓRICA coincide com a substituição da escrita (narrativa) poética pela prosa. Heródoto designava o registro do tempo pelo homem, sem mais a presença dos deuses, como “Historiai” enquanto pesquisa, informação, relatório, atividade de exploração e descrição do real”. (BARROS, Armando Martins de. Breves notas ao Ensino de História da Educação. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais, 2004, p. 129. Adaptado). O autor do trecho fala da distinção fundamental entre mito e história na Grécia. Qual das alternativas a seguir representa o MITO, e não a HISTÓRIA? a) “(...) Diante disso, Dario enviou uma mensagem a Megabizo, que o havia deixado na Trácia à frente de um exército (...)” (Heródoto. História, Livro V: XIV). b) “Duros sois todos os deuses e mais invejosos que os homens, que vos zangais, quando, acaso, uma deusa se acolhe no leito de homem mortal” (Homero. A Odisseia, Canto V: 118-120). c) “No dia seguinte, Ciro reuniu seus soldados e lhes falou assim: Amigos, está a chegar o dia da batalha. Os adversários vêm se aproximando” (Xenofonte. Ciropédia, Livro II). d) “(...) a tarefa do historiador: ordenar os acontecimentos de forma bela e mostrá-los da maneira mais clara possível.” (Luciano de Samósata. Como se deve escrever a História, 51). e) “Não entendo os longos discursos dos atenienses, pois, embora elogiando-se muito eles, em parte alguma, negam estar maltratando nossos aliados e o Peloponeso” (Tucídides. A Guerra do Peloponeso, Livro |: 86).


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